Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Aniversário da Minha querida Cuiabá

Na Escola Estadual professora Hermelinda de Figueiredo, cada turma fez uma apresentação em homenagem ao aniversário de Cuiabá, a nossa turminha do 2º ano turma "A", apresentamos uma dança tradicional da nossa região, o Siriri.


















SIRIRI (DANÇA)


O siriri é uma dança folclórica da Região Centro-Oeste do Brasil (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), e faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos.
A dança lembra as brincadeiras indígenas, com ritmo e expressão hispano-lusitana. Pode ser comparado com o fandango do litoral brasileiro. A música fala das coisas da vida de forma simples e alegre. Como instrumentos musicais, acompanham a viola de cocho, o cracacha (ganzá) e o mocho ou tamboril. A origem do termo siriri é incerta. Para alguns estudiosos vem da palavra otiriri, que designa um entremez do século XVIII, em Portugal. Outros acreditam expressar um tipo de cupins de asas. A expressão corporal e a coreografia transmitem o respeito e o culto à amizade, por isso é conhecido como dança mensagem.
Ela é dançada com vários passos, como o dos homens colocarem os braços nas costas enquanto as mulheres mexem sua saia. Há vários outros movimentos como o de que eles parecem estar brincando.
É praticada por crianças, homens e mulheres.


LOGO APÓS A LINDA APRESENTAÇÃO DA DANÇA NÓS FIZEMOS UMA PINTURA EM DESENHO DE UMA DAS FRUTAS TIPICAS DA NOSSA REGIÃO CENTRO-OESTE... O CAJU.











Como todo bom cuiabano, adoramos um suco de caju bem “djelado”. O caju é uma fruta típica brasileira e das regiões norte e nordeste, onde o clima é mais quente. Cuiabá rotineiramente registra as temperaturas mais quentes entre as capitais brasileiras. Seu clima é tropical quente e sub-úmido. A culinária cuiabana assim como a brasileira, tem suas raízes nas cozinhas indígenas, portuguesa, espanhola e africana.  Aqui, frutos como o exótico e saboroso pequi – de sabor e aroma peculiares – dão cor e enriquece pratos a base de arroz e frango. A mandioca, a manga e o caju, o charque, peixes frescos ou secos, são ricamente combinados pelas mãos hábeis e criativas de tradicionais quituteiras em suas residências, peixarias ou restaurantes especializados em comida típica.

Um comentário:

  1. seu blog está muito bom mesmo. E com um suco de "caju djelaado" fica muito melhor, chas criança.

    ResponderExcluir