Páginas

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Projeto Festa Junina: Arraiá Hermelinda

Projeto: Arraiá da escola Hermelinda
Justificativa:
O mês de Junho é marcado por grandes comemorações, que se iniciam no dia 12/06, véspera do Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro. O auge das festas acontece entre os dias 23 e 24, dia de São João. As pessoas soltam fogos de artifícios, balões, enfeitam as ruas com bandeirinhas, fazem barraquinhas para jogos e comidas típicas e dançam quadrilha.
 Vender convites ensaiar quadrilha, enfeitar a escola...e chega o dia da festa. A festa junina é uma oportunidade excelente para engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde pode ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros. A escola tem um papel importante na valorização das tradições. Este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá de 18 de junho á 12 de julho.   
Objetivo Geral:
O objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes, comidas e bebidas das festas juninas. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos.
Objetivos Específicos:
  • Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
  • Respeitar o trabalho e ao homem do campo;
  • Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
  • Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
  • Valorizar a tradição das festas juninas;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Conscientizar sobre o perigo dos balões e fogos de artifício.
 Recursos:  Músicas; Colagem; Recortes; Produção de enfeites para a sala; Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.), Tradições; Ditado Junino; Caça palavras e palavras cruzadas relacionadas ao tema; Comidas típicas; Origem da Festa Junina.
 Culminância:
  • Elaboração de um mural com as características de um verdadeira Festa Junina e com os trabalhos dos alunos;
  • Dança de quadrilha.
 Avaliação:
Será avaliado no decorrer do projeto a participação, a colaboração e a  organização dos alunos durante as atividades.


 ORIGEM DA FESTA JUNINA

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas.

Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Festas Juninas no Nordeste Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades.

Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.

Comidas típicas Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.


veja algumas atividades :
 Capa de prova para as crianças pintarem