Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

14 DE MARÇO: DIA DA POESIA

          O Dia Nacional da Poesia foi criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871). É o dia de seu nascimento, 14 de março. Castro Alves, conhecido como “poeta dos escravos”, foi grande defensor do sistema republicano de governo, sempre movido pelo amor e pela luta por liberdade e justiça.
          A poesia é a arte da linguagem humana que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Sempre combinando palavras, mexendo com o seu significado, utilizando a estrutura da mensagem, o poeta pode escrever poesias líricas, satíricas, existenciais ou sociais. Declamar ou cantar poesias também é uma arte. O texto, geralmente é escrito em versos, que são as linhas do poema. Um conjunto de versos forma uma estrofe. A rima e a métrica também são características básicas da poesia, embora alguns poetas modernistas não se preocupem com isto.
          É importante trabalhar poesia na escola para incentivar o hábito da leitura, pois é uma atividade lúdica, prazerosa, devido às rimas e ritmos.


A aluna Maria Eduarda declamou o poema muito fofo de Vinícius  de Moraes.

As Borboletas

 Brancas, azuis,         
Amarelas e pretas
Brincam na luz
As belas borboletas

Borboletas azuis                  
Gostam muito de luz

As amarelinhas
São tão bonitinhas

Borboletas brancas
São alegres e francas

E as pretas então…
Oh, que escuridão!

Vinicius de Moraes



Scraps

Nenhum comentário:

Postar um comentário