O Dia Nacional da Poesia foi criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871). É o dia de seu nascimento, 14 de março. Castro Alves, conhecido como “poeta dos escravos”, foi grande defensor do sistema republicano de governo, sempre movido pelo amor e pela luta por liberdade e justiça.
A poesia é a arte da linguagem humana que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Sempre combinando palavras, mexendo com o seu significado, utilizando a estrutura da mensagem, o poeta pode escrever poesias líricas, satíricas, existenciais ou sociais. Declamar ou cantar poesias também é uma arte. O texto, geralmente é escrito em versos, que são as linhas do poema. Um conjunto de versos forma uma estrofe. A rima e a métrica também são características básicas da poesia, embora alguns poetas modernistas não se preocupem com isto.
É importante trabalhar poesia na escola para incentivar o hábito da leitura, pois é uma atividade lúdica, prazerosa, devido às rimas e ritmos.
A aluna Maria Eduarda declamou o poema muito fofo de Vinícius de Moraes.
As Borboletas
Brancas, azuis,
Amarelas e pretas
Brincam na luz
As belas borboletas
Borboletas azuis
Gostam muito de luz
As amarelinhas
Borboletas brancas
São alegres e francas
E as pretas então…
Oh, que escuridão!
Vinicius de Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário